20 dezembro 2012

ancorado em terra



um mastro ancorado 
em terra
na praia do mexilhoeiro
preso 
encalhado 
no barreiro
mastro amarrado 
em terra
olhando
lisboa
fronteiro
ao rio
fronteira

bandeira
que ao vento flameja
vento sem sorte 
a bafeja 
bandeira sem norte

assim vais tu
país amarrado
  
amarrado
ao passado
e não o vês 
o passado

um passado passado
duro
odioso
odiado

é para lá que caminhas
povo triste
povo manhoso
povo teimoso
que nem um burro

como se não soubesses

como se desconhecesses
o caminho
onde te teva 
esse caminho

2 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Papoila Rubra desse Alentejo Heroico do nosso pão

Desejo-te minha amiga um ano de 2013, que desminta todas as pessimistas previsões! é preciso acreditar, porque previsões não passam dum malévolo jogo de dados, que lança os povos, na desesperança, só sofrimento mais sombrio! só a morte é irremediável para quem parte, porque anda por aí um coelho, que nada mais nos deixa que as caganitas de tudo o que devora! e que come as colheitas fruto do esforço de povo! Ora isto de coelho desta laia, só tem um remédio: é abrir a caça!e limpar-lhe os dentes de vez!
Povo do Alentejo, nunca se rendeu! acordem na madrugada oportuna todos os amigos, que a caçada tem que começar pelos mais corajosos! os mais, que padecem dos mesmos males, sempre à conta dessa coelheira infestada virão também, o caso é que o dia da caçada seja combinado e tudo se organize com calma e cabeça!
Papoila a ti e ao Povo do Alentejo, desejo o Ano de 2013 que merecem, porque trazem no sangue inscrito os crimes contra vós cometidos!o vosso sangue traz nele a história de Catarina e de tantos e tantos outros, assassinados, presos, torturados! se esperamos muito, podemos esperar demais e ser muito tarde, para nos salvarmos e salvarmos Portugal, das mãos desses garganeiros,que tudo querem para eles! Juntem as vossas tropas de trabalhadores do pão!e preparem-se para o dia de acção que inevitavelmente vai chegar! Tudo a postos! e que cada um traga mais cinco! Para que o Futuro seja nosso e acabe a pouca vergonha e a roubalheira
Abraço-vos do coração
e que tudo do melhor seja por todos os que labutam, conquistado!
VIVA A LUTA
VIVA PORTUGAL

Marília Gonçalves

rosalina disse...

obrigado marília pelo teu encorajamento. bem necessitamos dele. desejo-te um bom ano para ti e todos os teus, com muita saúde e felicidade. um grande abraço solidário.
rc